Saiba como ver com os olhos do consumidor

“As pessoas adoram marcas, mas as marcas não amar as pessoas de volta – o que resulta em muitas oportunidades perdidas de se conectar.” – Marc Gobé.

Marc Gobé é CEO da Emotional de Branding LLC, um grupo de reflexão que ajuda a criar conexões significativas e duradouras entre e pessoas. Escreveu 17 livros e foi quem criou o conceito de “Branding Emocional” há 15 anos, enquanto o marketing era mais orientado pela razão. Ele teve coragem de afirmar que o marketing era mais emocional, regido pelo lado direito do cérebro, e seus livros, tem sido integrado nos programas de MBA das principais escolas de negócios em todo o mundo.

Segundo Marc, o consumidor quer mais do que comprar produtos e serviços, ele quer adquirir experiências e compartilhar valores. Segundo ele, as marcas precisam fazer o link da publicidade para o conteúdo. Isto está sendo bem discutido atualmente em todos os meios publicitários, tanto que seu primeiro livro já possui a versão 2.0 (Branding Emocional 2.0), onde ele fala do consumidor influenciado pelas redes sociais e conteúdos. O engajamento virou palavra da vez com a força das redes sociais e a publicidade está em plena transformação.

Os anúncios não são o final da comunicação. Na realidade, eles são apenas o início do diálogo com o público. As marcas precisam entender que o caminho é migrar as pessoas a partir da publicidade para outras plataformas, onde elas possam ampliar esta conversa com seus públicos e engajá-los. Acabou a publicidade egocêntrica, de mão única. Surgiram rostos e opiniões dizendo o que pensam das marcas a plenos pulmões, seja em um vídeo no Youtube, ou algumas postagens no Twitter.

Hoje as marcas devem, e precisam, participar ativamente de mídias sociais.Seja interagindo nas conversas, vendo o que é dito sobre ela, fazendo mudanças rápidas em casos negativos… Assim elas têm maiores chances de conquistar o coração das pessoas. As empresas precisam fazer isso, não há outro caminho.

As marcas precisam ver e sentir através dos olhos das pessoas, saber quem elas são e o que as pessoas pensam sobre ela.

Se você não sabe como sua marca é vista pelos outros e não consegue olhar através dos olhos deles… Bem… O caso pode ser de puro narcisismo. Assim nem consultor resolve, só mesmo o divã de um consultório analítico.

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