O que são os 4 Ps do marketing

O que são os 4 Ps do marketingUma área cujas definições são as mais variadas possíveis, o marketing ainda é bastante mal interpretado fora do mundo dos negócios e até mesmo por alguns profissionais da área. Normalmente “conceituado” com uma descrição que se refere apenas a uma parte do mix que o compõe, ele é, na verdade, um grande sistema, que engloba todo o processo desde o desenvolvimento até a venda de produtos ou serviços aos consumidores finais.

Na definição de Philip Kotler, o marketing – enquanto processo social – é o meio através do qual as pessoas obtêm aquilo de que precisam ou desejam. Enquanto atividade gerencial, é “a arte de vender produtos”. No final das contas, existem dois lados nesse sistema e cada um tem sua visão sobre o processo e suas próprias ferramentas para atingir seus objetivos.

A expressão Composto de Marketing foi criada em 1949 por Neil Borden, sendo aprimorada pelo professor Jerome McCarthy. Ele dividiu a atividade em segmentos: Produto, Preço, Promoção e Praça, afirmando que “todas as decisões de mix de marketing devem ser tomadas para que se exerça influência sobre os canais comerciais, bem como sobre os consumidores finais”.

Conheça e entenda os 4 Ps:

1. Produto: Ponto de partida de qualquer negócio. É uma oferta que deve ser definida levando em conta a orientação da empresa e as necessidades e desejos do público-alvo. Palavras-chave: Variedade; qualidade; design; marcas conceituadas; benefícios agregados; garantias. O processo de criação de um produto deve priorizar o benefício que o consumidor está adquirindo, qualidade em relação ao design, marca e embalagem.

2. Preço: Tem a função de gerar valor e, consequentemente, satisfazer (ou não) o cliente. Ao profissional de marketing cabe trabalhar o grau de satisfação com estratégias focadas na percepção do custo-benefício pelo cliente. Palavras-chave: descontos; concessões; bons prazos; condições de financiamento.

3. Praça: Para praticamente todos os tipos de negócio, este elemento é um dos mais vitais de todo o mix, pois funciona como ponte entre o produto e o consumidor. Palavras-chave: canais (PDV, web, fone etc.); fácil acesso; boa infraestrutura da localização; espaço agradável ao público-alvo.

4. Promoção: Ferramenta que transforma o produto em um ativo comercializável. Este elemento tem uma espécie de mix próprio, que pode ir desde o anúncio no ponto de venda até a publicidade propriamente dita.

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