Mercado formal gerou cerca de 30 mil vagas em agosto

O mercado formal de trabalho reagiu positivamente em agosto — na onda de indicadores econômicos positivos e registrou a criação de cerca de 30 mil empregos — pelo quinto mês consecutivo. Em igual mês do ano passado, foram fechados 33.953 postos com carteira assinada. Segundo fontes do Palácio do Planalto, as contratações foram puxadas pelos setores da indústria e do comércio, com desempenho positivo em todas as regiões do país. O estado do Rio, no entanto, continuou demitindo.

Os detalhes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) serão apresentados nesta quinta-feira pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Apesar de positivo, o saldo ficou abaixo das expectativas do mercado, em torno de 60 mil, e de técnicos do Ministério do Trabalho.

Agosto é tradicionalmente um mês favorável ao emprego, marcando o início do ciclo de aquecimento da economia por conta das festas de fim de ano. De toda a série histórica do Caged, iniciada em 1992, foram registrados resultados positivos em 20 meses e apenas cinco tiveram saldo negativo — segundo levantamento do especialista Rodolfo Torelly, do site Trabalho Hoje.

— Eu esperava um resultado melhor, mas é positivo. Mostra que há um processo sólido de retomada dos empregos e da economia — disse Torelly, citando outros indicadores positivos, como queda nos juros, da inflação e recuperação do consumo das famílias.

Últimas Notícias

Newsletter

spot_img

Relacionados

A Realidade dos KPIs em Vendas: O Que Realmente Medir para Alavancar Resultados

Quando se trata de vendas, muitos profissionais estão obcecados com métricas e KPIs (Key Performance Indicators) que, embora populares, nem sempre capturam o...