Evento de Startups conta com 50 empresas brasileiras

Terminou na quinta-feira (11) a edição do TechCrunch Disrupt 2014. O evento é realizado anualmente desde 2011, em São Francisco, na Califórnia.  A edição deste ano contou com a maior participação do Brasil. Ao todo, 50 startups brasileiras, de 16 estados diferentes, estiveram presentes.

Das 50 startups que participaram do evento, 22 são apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Dessas 22, cinco foram selecionadas para se apresentarem a um grupo de investidores, durante o “Venture Capital in Brazil Forum”, evento realizado pela Agência em parceria com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), nesta quinta-feira, 11 de setembro, também em São Francisco. As startups selecionadas são a Moblee (SC), a Winker (SC), Meus Pedidos (SC), a Alvanista (CE), a Stant (AL).

Flavia Egypto, gestora de projetos da Apex-Brasil, explica que esta é uma “importante oportunidade para essas empresas conversarem com um número grande de investidores brasileiros e estrangeiros, especializados em venture capital, que é o investimento em negócios empreendedores.”

A Moblee é uma ferramenta voltada para eventos. Baseada em Florianópolis, já trabalha com grandes feiras como o Salão do Automóvel e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O aplicativo do tipo white label permite ser customizado com a identidade visual de cada cliente e está disponível para dispositivos móveis, com plataforma Android e iOS.

A Meus Pedidos é uma solução voltada para facilitar o trabalho de representantes comerciais, já que oferece uma alternativa eletrônica pra catálogos impressos e blocos de pedido. O usuário troca o papel por tablets e smartphones.

A plataforma facilita o trabalho dos vendedores, uma vez que, dentre outras características, permite uma interface com software de gestão, automatizando os pedidos dos clientes.

A Winker é uma plataforma voltada para a gestão de grandes condomínios residenciais. A ferramenta promete simplificar o trabalho dos síndicos e melhorar a relações entre condôminos.

De Fortaleza, a Alvanista é uma rede social para os fãs de jogos eletrônicos que se propõe a ser um ambiente em que gamers possam expandir e compartilhar experiências com jogos eletrônicos.

A Stant é um aplicativo voltado para o mercado da construção civil. Desenvolvido em Alagoas, o software pretende resolver problemas da comunicação interna de uma obra, otimizar o controle de qualidade dos serviços e procedimentos e facilitar o acompanhamento de cronogramas de entrega da obra.

Startups mineiras em destaque

Dessas 50, cinco empresas mineiras integram a delegação brasileira. Daniel Diniz, de Belo Horizonte, veio ao TechCrunch Disrupt apresentar o Canguru, um aplicativo para dispositivos móveis – tablets e smartphones – que auxilia gestantes a gerenciar o pré-natal, juntando em um só lugar todas as informações importantes dos nove meses de gravidez.

A plataforma, explica Diniz, mostra semana a semana quais são os avanços da gestação, informa à gestante quando ela deve ter a próxima consulta médica, lembra a lista de exames e os principais pontos de atenção período a período.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o médico da família, Gustavo Landsberg, a partir da percepção de que ainda há muitas mulheres no Brasil que não fazem um pré-natal adequado.

Diniz, que é formado em Ciência da Computação, conta que foi observando sua esposa, durante a gravidez da primeira filha do casal, que ele percebeu a importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê.

Segundo Diniz, o Canguru é uma importante ferramenta para incentivar um bom pré-natal e para concentrar o histórico da paciente, que poderá ter acesso ao seu prontuário rapidamente, facilitando o seu atendimento médico.

Classificado como mobile health, o software, de acordo com Diniz, promove maior interação no relacionamento médico-paciente, uma vez que as informações postadas pela paciente também podem ser acessadas por seu obstetra.

Lançado há pouco mais de um mês no Brasil, Canguru está disponível na Google Play e na Apple Store e já conta com mais de 2 mil usuárias brasileiras.

“No Brasil são registrados 3,5 milhões de nascimentos por ano. Nossa expectativa é alcançar, até o próximo ano, pelo menos 1 milhão de gestantes”’, conta Diniz.

Outra Starup brasileira é a Maha Gestão, de Uberlândia. O objetivo do software é realizar uma análise de maturidade de gestão gerencial. “Nós desenvolvemos uma plataforma web que permite a mensuração do nível de desenvolvimento da gestão de uma empresa e seus processos básicos”, explica o diretor da Maha Gestão, Fábio Felippe.

A plataforma, segundo Felippe, proporciona uma evolução gradativa e sustentável. “Nosso objetivo é contribuir para o aumento da lucratividade e competitividade dos nossos clientes, a maioria deles empresas de pequeno e médio porte.”

De acordo com Felippe, esta é uma solução inédita, que desenvolveu uma “unidade de medida”, que permite a comparação do grau de evolução gerencial de uma empresa com outra, utilizando os mesmos parâmetros de comparação. No mercado há algum tempo, a Maha Gestão já tem uma base de mais de 2 mil empesas que utilizam seu software.

“Estamos desenvolvendo a versão em inglês do nosso produto e já começamos a conversar com investidores norte-americanos. Queremos trazer nosso produto para cá”, conta Felippe, que recebeu da Apex-Brasil treinamento técnico, que o capacitou para participar do TechCrunch Disrupt.

Ainda em desenvolvimento, a Replay 4.me, também de Uberlândia, se propõem a ser uma plataforma que disponibiliza o conteúdo dado em sala de aula pelo professor, em formato de vídeos, para que o aluno possa revisá-lo tantas vezes forem necessárias.

Um dos destaques do Replay 4.me, diz Viana, é a possibilidade de “tagueamento”. Assim, numa aula de história, por exemplo, os alunos podem identificar com tags (etiquetas) suas dúvidas sobre o período da ditadura militar.

Desse modo, o professor poderá mensurar se houve maior ou menor entendimento do conteúdo e se há necessidade de reforço na sala de aula”, explica.

O software já está sendo trabalhado em versão beta em cursinhos preparatórios para concurso e Enem, uma faculdade e um curso de idiomas da cidade.

Duas startups de Itajubá, no sul de Minas Gerais, também participam do evento na Califórnia. A Saze criou uma nova maneira de fidelização de clientes.

“Nossa proposta é valorizar quando um cliente dá um ‘check-in’ num determinado lugar. A pessoa passa a ganhar pontos toda vezes que compartilhar que esteve nos locais credenciados. Dessa forma o cliente tem um incentivo a voltar nesses lugares, porque os pontos viram benefícios como descontos, e os nossos parceiros aumentam sua lista de clientes”, conta Leandro Morais. A outra é a Wheech One, que é uma rede social de perguntas e respostas, que ajuda a tomada de decisão de seus usuários.

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