Canal Futura e Sebrae darão dicas de empreendedorismo aos jovens

A partir da próxima quarta-feira (22), às 16h30, o Canal Futura, em parceria com o Sebrae, irá veicular uma série de ações – que inclui programa de TV, interprogramas de curta duração e um jogo virtual – no campo do empreendedorismo, agora, voltado aos jovens. A parceria #projetoempreender foi lançada na noite dessa quinta-feira (16), na PUC-Rio de Janeiro.

O programa vai apresentar histórias de 78 jovens, entre 13 e 24 anos, de diferentes lugares do país, que criaram produtos e serviços com grande potencial, a partir de sua própria vivência pessoal. Eles atuam em diversos segmentos, como música, moda, artes visuais, gastronomia e digital. Um deles é Luana, de 20 anos, que usa cadeira de rodas e é a fundadora da marca Sweet Angels. Ela comercializa shorts, vestidos, macacões e camisas com velcro na lateral. As roupas, feitas sob medida para cada cliente, dão mais autonomia às pessoas com deficiência, contribuindo, assim, para aumentar a autoestima delas.

O #projetoempreender contempla ainda interprogramas de animação, de curta duração (dois minutos cada), com orientações e dicas para quem quer montar o próprio negócio. O objetivo é levar ao público, de forma simples e bem humorada, conceitos e conhecimentos sobre empreendedorismo, como a necessidade de pesquisa de mercado para alavancar o negócio e as diferentes formas de registrar uma empresa. Eles serão veiculados na grade do Futura e ficarão disponíveis no site do Canal. O site contará ainda, posteriormente, com os episódios da série de TV #projetoempreender. O público poderá acessar também pela web o jogo CDF – Clube Desafio FuturaPor meio de perguntas e respostas, os internautas testarão conhecimentos sobre empreendedorismo, dentre outros temas, de maneira lúdica e divertida.

Estudante de engenharia, também com 20 anos de idade, Giovanni gerencia um canal no YouTube chamado Hoxton Gamer, com dicas sobre jogos online. Frequentador de outros canais similares na web, o jovem começou a gravar vídeos e angariou fãs. A partir daí, procurou por patrocinadores e parceiros. Graças a isso, Giovanni conseguiu monetizar o Hoxton Gamer, que conta, hoje, com 50 mil visualizações mensais e cerca de 5.300 assinantes.

“O empreendedorismo é uma alternativa de carreira cada vez mais viável para os jovens. Há cinco anos, o maior sonho profissional dos jovens era trabalhar em uma multinacional, hoje é ter o próprio negócio”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. “Quanto mais cedo os jovens forem informados desse caminho e bem orientados quanto a competências empreendedoras essenciais, maiores as chances de sucesso no mercado – o que é bom para as empresas e para a economia do país”, diz, acrescentando que o Sebrae possui ações de educação empreendedora para jovens de diversas faixas etárias – desde o ensino fundamental até o ensino superior.

João Alegria ressalta que o #projetoempreender é resultado de uma longa parceria entre Futura e Sebrae no campo do empreendedorismo, que chega agora até os jovens. Para ele, essa ação é importante e estratégica para o Futura, pois contribui para manter aberto nosso canal de diálogo com as novas gerações. “O projeto tem um modo particular bem próprio de entender esse segmento como protagonista da sua própria história e transformador do meio em que se insere. É, ao mesmo tempo, um reconhecimento a tanto jovens criadores e realizadores, mas também um chamado para que mais pessoas assumam as rédeas do próprio destino, garantindo um mundo melhor pra si mesmo e para aqueles que os cercam.”

Durante o evento, que foi mediado pelo jornalista Marcelo Tas, representantes das instituições realizadoras falaram sobre a importância da educação empreendedora: o gerente-adjunto do Canal, João Alegria, e a gerente-adjunta de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae Nacional, Olívia Castro. Na ocasião, foram apresentados, em primeira mão, trechos da série #projetoempreender, com episódios protagonizados por Luana Cavalcante e Giovanni Tramontin, que também falaram sobre suas experiências criativas.

Os jovens – Metade dos novos empreendedores brasileiros tem até 34 anos, segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor/2013), maior estudo sobre empreendedorismo no mundo.  Além da pouca idade, eles têm em comum a criatividade para lidar com situações corriqueiras e a habilidade de enxergar novas oportunidades de negócios no cotidiano.

SERVIÇO

Estreia da série #projetoempreender no Canal Futura

Estreia: 22 de outubro (quarta-feira), 16h30

Exibição: quartas-feiras, 16h30

Reprises: sábados, 16h

Duração: 30 min

Classificação: livre

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 3243-7851
(61) 3243-7852
(61) 2104-2768
(61) 2104-2770
imprensa@sebrae.com.br

Últimas Notícias

Newsletter

spot_img

Relacionados